quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vou Chamar o Picareto Kid...

O motivo maior deste post, prende-se com o comportamento que alguns adeptos do FCPORTO tiveram a semana passada (após a derrota caseira com o vizinho Leixões) e com a história de Picareto Kid. É bem verdade, que as exibições pardalescas e consequentes derrotas do nosso grandioso Clube, têm feito mossa em todos os Tripeiros, que são adeptos de bom futebol. Nada mais natural… afinal, que tripeiro Conbictu, nascido depois de 1970, está habituado a tais vexames ?! Não foi por isso, de estranhar, o procedimento de alguns tripeiros iletrados, alcoólicos, toxicómanos e não portadores de massa encefálica, na semana transacta. Repugno totalmente os actos tresloucados de vandalismos de gente de mau carácter, que se auto intitula de tripeira. Como já referi anteriormente, sou adepto da contestação, reclamação, reivindicação, protesto, assobiadelas, ou outro tipo de demonstração de descontamento, desde que estas sejam feitas de forma ordeira e civilizada. Desse modo, defendo que o lugar dos Macacóides é na selva, à beira dos saguins, da pardalada, dos Euletérios da Conceição, dos Chinbondas, Nwakus, Kwazulus, Machimbombos e outros que tal… .
Eu próprio, por diversas vezes, já aproveitei várias oportunidades para esvaziar os meus magníficos melões azuis no estádio do Dragão, através do insulto, do impropério intelectual e de assobiadelas fenomenais, ao homem que assopra no apito. Fi-lo (e voltarei a fazê-lo…) com tanta veemência e profissionalismo, que muitas vezes, esqueci-me, que ao meu lado estavam bombocas bem boazudas, rabudas e mamudas (bem ao meu gosto). Penso que as bombocas não levaram a mal, pois uma pausita nas minhas micadas indiscretas e reveladoras de pensamentos (in)decentemente pecaminosos, fê-las várias vezes, ajeitarem aqueles decotes de forma sublime. Pareciam bolas gigantescas de Berlim, que estavam ansiosamente à espera de uma nova fritura. Decididamente, os corpos femininos de curvas esculturais inspiram as minhas ofensas orais arbitrais. Normalmente, os meus impropérios e insultos intelectuais, passam por frases como: “não vales os Kilhos d´um sapo”, “vai-te lavar com diluente”, “o teu pai é da família dos pardais”, “ a tua mãe está a lavar pratos no Pérola Negra”, “nem as lentes de contacto te salvam, não vês nadinha”, “tens um buço enorme na cauda, seu filho duma pardaleira”, etc . Mas estes meus actos de desagrado para com o homem do apito, são feitos com um extraordinário nível de educação e civismo. Diria mais, com estes actos, estou a exercer a cidadania de uma forma activa. Apenas cumpro o meu dever de cidadão tripeiro exemplar. Nesta fase de (a)Pitos D`oiro, devemos lembrar sempre (ainda que de forma indirecta), os Sr. Árbitros a apitar correctamente e de forma isenta o nosso clube.
Mas quero levar mais longe, o exercício da minha cidadania tripeira. Assim, se no próximo jogo (contra a Naval) o nosso clube não jogar à Porto, eu vou chamar o “Picareto Kid”, o Pistoleiro mais certeiro e perigoso de Mortágua. Num só tiro, consegue matar dois pardais e outros tantos gansos… .


Jaimão - Picareto Kid (O Vendedor de Conas).mp3 -

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vamos à Coina...

Amigos e prezados Tripeiros Conbictus

Depois dos útlimos jogos do nosso clube, todos os Tripeiros Conbictus devem fazer uma coisa: ir à Coina!
Atendendo ao período conturbado, difícil e de crise do FCPORTO, quero dedicar a todos os portistas, esta belíssima canção de Artur Gonçalves ("Vamos à Coina"). Tenho a certeza que esta cançao vai animar e pôr todos os Dragões com um outro estado de alma e espírito!
Devo dizer, que não sabia o que era ser Pardal há algum tempo! Hoje, solidarizo-me também com todos os pardalitos, pois estou a sentir na pele o que é ficar em quarto lugar. Mas, pior do que isso, é ver o meu FCPORTO jogar à Mouro. Este ano tem sido tudo à Mouro! Contratações à mouro, tácticas à mouro, jogos à mouro, arbitragens à mouro, planificações de épocas à mouro, etc . A estes factos, não será alheia a enorme influência sarracena do Prof. Jisualdo Pireira. Não se esqueçam, que mouro é mouro em qualquer lugar do Planeta! E eu, começo a não ter paciência, para ver no FCPORTO, treinadores mouros que apenas ganham títulos às nossas custas! Mesmo acreditando que melhores dias virão, o melhor é irmo-nos entretendo com os coinais deste nosso Puortogal!
Viva a Coina!


Artur Gonçalves - Vira da minha terra (vamos à Coina).mp3 -

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Assobiar faz bem...


Mais uma exibição à La Pardalot! Pois é, o FCPORTO voltou a jogar mais uma vez igualzinho aos pardaliscos (FCPORTO-Dinamo de Kiev)... . Sem táctica, sem alma, sem chama, sem futebol, sem treinador, sem jogadores de jeito, etc. Começo a ficar sem pachorra, para estes joguitos de meia tijela que o nosso clube teima em nos brindar. Pior do que o resultado, é a forma como nos exibimos. E que dizer, destes cromos futeboleiros adquiridos nesta época?
Existem tipos, que têm realmente uma sorte tremenda na vida! Como é que alguns indivíduos, não sabendo dar um chuto numa bola, chegam a jogadores do FCPORTO?!? E pior do que isso, a ganharem 40 000, 50 000, 60 000 aéreos mensais, ..., . Vê-los jogar, mete Dó, Ré e também o Mi! Parafraseando o relatadeiro fantasista pardal Jorge Perestrelo (o tal do Ripa na Rapaqueca, Revienga, É disto que o meu povo gosta, etc), "qué qué isso oh meus?". O próprio Tripeiro Conbictu, grávido de 5 meses, fazia muito mais que algumas bacas mamadoiras azuis! Bacas essas, que estão impróprias para pastarem no nosso belíssimo relvado. Coitados dos Tripeiros Conbictus, que se deslocam ao estádio, para ver estes tristes e deprimentes espectáculos medíocres da nossa equipa de futebol.
Não é justa, a forma como estes imbecis estão a tratar os nossos fieis e exigentes adeptos, que estão habituados apenas a vitórias e grandiosas exibições. A maioria destes apaixonados do FCPORTO ganham 500, 600, 700, ou até mesmo 1000 euritos e fazem um esforço tremendo para irem ver estes jogos. Por isso, se a "Torcida Dragoniana" não está satisfeita com o desempenho da equipa ou com algum jogador em particular, deve assobiar e muito (força nos pulmões)... . Um assobiadela no momento oportuno, pode ser muito benéfica... .
Alguns paineleirotes e jogadores da nossa praça, dizem que os adeptos devem sempre apoiar e nunca assobiar. Querem eles dizer, que o adepto tem de pagar e não bufar. Para além de pagar e não bufar, ainda tem de apoiar sempre a sua equipa, mesmo que esta não esteja a jogar nadinha. Meus amigos, isso é que era bom! Um indivíduo que compra um bilhete, para ir ver o seu clube JOGAR FUTEBOL e depois é brindado com meia dúzia de pontapés para o ar sem nexo nenhum, vai aplaudir e ser conivente com aquilo?!? Só se for tolinho da moina... .
Para ilustrar o que disse, imaginemos o seguinte caso: suponhamos que sou sócio de um qualquer clube noturno alternadeiro. No dia y, vou beber um copito ao tal clube e no meio de uma fulgorante e portentosa erecção, dirijo-me à alternadeira mais vistosa do Bar. Uma tal de Kirilenka, alternadeira russa belíssima, de 1,80 de altura,cabelos loiros, olhos azuis e um sotaque de leste irresistível. Depois das devidas apresentações, a Kirilenka vira-se para mim, e com aquele ar fatal de puta fina, diz - Posso brincar com tua kalashnikov? Eu, no meu português arrussado, emendo-a e digo-lhe: não ser Kalashnikov, ser G3 marca Bazuca. O pedido da Kirilenka, conjuntamente com a minha forte erecção (digna dos melhores anúnicos de um qualquer estimulador sexual masculino), levam-me a acompanhar a Russa ao Quarto 2 (era o único quarto desimpedido). Estava encantado e faminto por poder degustar tão belo espécie(wo)men. Se vestida era um colosso, nua era uma deusa (qual Afrodite ou Vénus)! Só que após várias brincadeiras, constato que a Russa tinha um jogo de ancas muito estático, era fria e os seus fellatios de fraquíssima qualidade. Depois da 1ª bazucada, começo a reclamar e a dizer-lhe que quero ser bem servido, caso contrário não pago. Dito isto, a loira de 1,80 responde-me em tom histérico, que está farta de levar com tais bazucas potentíssimas e tem muitas saudades do seu Igor Davidenka (um bibliotecário de S. Petersburgo e amante de Vodka). Bem ao jeito do mítico Taveira, ainda tento arrombar-lhe o cofre, enquanto ela contava as suas histórias. Só que ao tentar arrombar o cofre da Kirilenka, ouço um estrondo brutal e estarrecedor - para compôr aquele ramalhete, digno de um filme de terror, fico a saber que a meretriz do Leste, tinha aderido à gastronomia típica do Puorto: "diesculpa, eu comer tripas ao almoço", disse ela no seu sotaque russo inconfundível. Mal servido, e com a bazuca ainda pronta a disparar, decido agora reclamar com o gerente da casa: - meu caro, quero apenas dizer-lhe que só pago as bebidas consumidas, pois a russa que me levou, nada percebe deste metier! É boa como o milho, mas não sabe satisfazer os sócios desta casa! Continuarei a ser sócio deste clube alternadeiro, mas não pago os serviços de alternadeiras de 3º nível! O gerente lá me acalmou e disse-me que teria direito a dar umas bazucadas numa outra alternadeira, pagando o mesmo. Caso encerrado, aceitei de imediato.
Agora pergunto-vos, foi proveitosa ou não, a minha demonstração de descontentamento?

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O novo Zandinga...

Amigos tripeiros conbictus, parece que já temos substituto para o saudoso Zandinga. Para os mais esquecidos, recordo que foi Zandinga quem nos deu a 1ª Taça dos Campeões Europeus, no mítico dia 27 de Maio, do ano de 1987. No dia 26/05/1987, Zandinga enterrou dois sapos vivos no relvado do belo Estádio do Prater, com a convicção e promessa de que os mesmos se iriam transformar em golos do FCPORTO, no dia da grande final. E como Zandinga era um bruxo de elevadíssima competência, cumpriu a sua promessa. A sua conbicçaum foi tão conbicta, que os sapos transformaram-se em dois golos soberbos do FCPORTO, e melhor do que isso, deram-nos a 1ª Taça dos Campeões Europeus. Esses dois golos marcaram definitivamente a história do FCPORTO, fazendo hoje, parte da vitrina Mitológica Dragoniana. Esteja onde estiver, o Sr. Zandinga será sempre recordado e lembrado pelos tripeiros, com um grande carinho e saudade. Era o rosto invísivel (The Invisible Man) das nossas vitórias. Foi um dos grandes obreiros (talvez o maior, pois foi o próprio quem enterrou os sapos) das vitórias em Viena e Tóquio – 1987. Os dirigentes portistas actuais, deviam pôr os olhos na história de Bidentes que passaram pelo FCPORTO. Parece que os nossos dirigentes, abandonaram as práticas de bruxedo, magia negra, vudus e demais ciências ocultas. Em vez de contratarem os Saguins e afins, deviam recorrer ao mercado dos médiuns e seleccionarem o(s) que melhor possa(m) servir a nossa grande instituição. O que não falta por aí, são bons médiuns, auto-proclamados professores, mestres na arte da vidência e na cura de problemas pessoais, empresariais, organizacionais, estaduais, nacionais e mundiais! Os bruxos bons têm nomes como: Professor Bambo, Mestre Sila, Mãe de Santo, Médium Dembo, Dr. Karamba, Quiro Mamadou, Mestre Abdou, Bidente Mussá, Mandioca, Abdallah, Coronel Tapioca (com um pitadinha de canela fica excelente!), etc . No entanto, o Bruxo que eu queria realmente ver no meu clube, é o tal a quem advogo um futuro risonho e brilhante (foi discípulo do Zandinga). Ele é mais que um simples bruxo. É portista e ate já fez serviços para o nosso FCPORTO, sem receber qualquer tostão! O tal novo Zandinga, muitos de vós já o conhecem, pois o mesmo é frequentador assíduo de alguns shows mediáticos da nossa TV. Lê as cartas (de tarot e também as do vizinho), prevê o futuro através da sua bola de cristal, lança os búzios e os feijões (qual feijoada de búzios…) e até consegue predizer e vaticinar através da mente, as vitórias do FCPORTO (difícil, não é?!)! Tem o Dom da clarividência, da adivinhação e de prever o futuro oculto com um rigor geométrico!
Ele é Astrológo, Médium, Bidente, Bruxo, Adivinho, Cartomante, Espírita, fazedor de magias brancas e negras (e bermelhas), Quiromante,… . Falo do grande e genial Professor Doutor & Mestre Albes.
Este verdadeiro Metafísico da Parapsicologia, com carácter Poltergeistiano, é um achado no mundo dos ghostbusters, que teimam em querer combater os Satanases mais malévolos que habitam no Reino da Mouritânia.
Estou convencido, que com meia dúzia de Búzios e 1 KG de Feijão, facilmente o contrataríamos.
Para comprovar as capacidades, aptidões e competências do Mestre Albino (referidas no texto), deixo-vos um vídeo do próprio. Aqui ficam algumas das previsões ou simples pressentimentos do Mestre Albes.





Observação: atenção ao “nosso climas”, porque em “Junho e Julho b(v)aum estar cerca de qurenta a qurenta e dois graus centíficos e em nobembro vai estar muito frio”!
Em relação ao James Pirelli, concordo com o Mestre, “ele naum faz nada,…, naum ganha nada”. Se os pardaliscas descobrem que o James Pirelli é nosso espiaum, já não vamos poder fazer experiências no laboratório do Seixoal e respectivo galinheiro.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pardais ao ninho...


Nos jogos da selecção nacional e consequente paragem da liga luseira 2008/2009, decidi fazer um convite ao grande poeta do "Zé Povo", o Sr. Gervásio Tripeiro, para nos brindar com um poema sobre o nosso querido e sempre divertido Clube de Recreio da Mouraria (Pardalinhos Mouriscanos). Apesar de muito requisitado, o Sr. Gervásio Tripeiro, aceitou gentilmente o desafio por mim proposto. Este prodigioso poeta é também um tripeiro muito conbictu, e não raras vezes, depois da ingestão de uma bela tripalhada, é vê-lo soltar alegremente uma bufada de ar pardaleiro, como que a dizer: estou-me a bufar para os pardaleiros todos! Confidenciou-me que o seu maior sonho é usar a sua arma tóxica, "letal e fatal", aquando de um jogo dos pardais no galinheiro. Quer utilizar, o vulgarmente conhecido "efeito das tripas", para fazer justiça e história. Diz o próprio, que desde o libro da Carolina do (a)Pito Salgado, nunca mais o Pardalinhos Mouriscanos precisou de se esforçar, para empatar jogos atrás de jogos.

O blog Tripeiro Conbictu, agradece imensamente o poema do Sr. Gervásio Tripeiro, esperando que o mesmo não tenha sido fruto de um acto isolado de amabilidade do poeta.

Aqui fica o Poema "Pardais ao Ninho", da autoria do Sr. Gervásio Tripeiro :


Pardais ao Ninho...

Somos o pardal nacional
Que o Joe Berardo ia * comprar
De nada temos especial
Exceptuando o nada ganhar!

Fomos outrora primeiros
No tempo do Salazar
Somos agoras terceiros **
Para de vez ficar!

Tantas são as derrotas
Vai o pardaleiro perguntar
Vivemos na miragem das rotas
Que fazem o Porto ganhar?

Viva o presidente Vieira (James Pirelli)
De longe o melhor aluno
Da universidade tripeira
E do Professor Jorge Nuno!

* ia comprar…parece que o pardaleiro Joe não é burro de todo.

** Terceiros quando não são quartos, quintos ou sextos!


Gervásio Tripeiro

terça-feira, 7 de outubro de 2008

A entrevista de Oligário Malquerença...


Depois da estrondosa actuação do Pardalinhos Mouriscanos e respectiva equipa de arbitragem, diante do Leixões, o Canal dos Pardais decidiu realizar uma entrevista com a figura do jogo - Oligário Malquerença. Não era para menos, pois este senhor foi considerado unânimemente o MVP da partida.
Aqui fica a respectiva entrevista (só não dispomos das imagens...):

Entrevistadeiro do canal Pardaleiro - Olá Oligário Malquerença. Como está? Mais uma grande arbitragem no Leixões-Paradalinhos Mouriscanos.
Oligário Malquerença (OM) - (risos) Fiz o que pude (novamente risos)... .
Entrevistadeiro do canal Pardaleiro - Com arbitragens destas é impossível perdermos (risos)? Não acha?
Oligário Malquerença - (galhofa total) eu não tenho que achar nada.
Entrevistadeiro do canal Pardaleiro (ECP) - Sempre foi pardalista?
Oligário Malquerença - Não, até era de outro clube, mas mudei! Foi o Luís dos Pneus quem me conseguiu convencer a mudar para o Pardalinhos Mouriscanos.
ECP - Foi difícil convencê-lo?
OM - Não. O Luís dos Pneus disse-me que me oferecia um jogo completo de pneus da marca Michelin (modelo XDA 2 ENERGY), caso mudasse. E assim o fez... .
ECP - E foi só esse jogo de pneus que o fez mudar?
OM- Não só. Posteriormente, disse ao Luís dos Pneus que para mudar de clube, teria também de comer a Carolina do (a)Pito Salgado. Pedido esse que foi aceite.
ECP - O Luís dos Pneus acedeu a todos os seus pedidos?
OM - A tudo e mais alguma coisa. Quando recebi o jogo de pneus, ele vinha envolto numa bela carroçaria de um mercedolas com o respectivo motor. E hoje, sou mais um assalariado deste grande clube de recreio.
ECP - Está com contrato a termo, sem termo (efectivo) ou a recibos verdes?
OM - Tanto eu como o Luís dos Pneus acatámos o parecer do Sr. Sanches e da sua Senhora, e por isso, optámos pelo recibo de acto único. Era o mais vantajoso para ambas as partes.
ECP - E como foi comer a Carolina do (a)Pito Salgado?
OM - Foi razoável. A Carolina está demasiadamente gretada. Mas devo dizer que a Carolina tem jeito para o apito.
ECP - Gostou da exibição do Pardalinhos Mouriscanos frente ao Leixões?
OM - Não vi o jogo todo. Só vi o que quis.
ECP - Mas do que viu, gostou?
OM - Não me quero pronunciar sobre as exibições do meu actual clube de recreio... .
ECP - Apesar das suas excelentes prestações quando arbitra o nosso clube recreio, muitos adeptos têm-no criticado. Na sua opinião, a que se deve isso?
OM - Olhe, dou o meu máximo, tanto nos treinos como nos jogos. No jogo com o Leixões, não vi duas grandes penalidades a favor da equipa anfitriã e invalidei-lhes um golo. Aquilo que se passa, é que nem sempre os jogadores do Pardalinhos Mouriscanos fazem o que combinamos nos treinos. Tinha combinado com os Pardais, para marcarem golos de qualquer maneira e feitio, não importando se fosse com a mão ou com uma carga de porrada sobre o adversário. E nem isso souberam fazer... . Mais não posso fazer! Ainda me passou pela cabeça, ser eu próprio a marcar um golo pelos Pardais, mas penso que isso dava muito nas vistas.
ECP - Mas muitos adeptos do Pardalinhos criticam-no exactamente por isso - por não ter marcado nenhum golo ao nosso serviço...
OM - Ainda não posso fazer isso. O que diriam os outros clubes e a "mérdia" Luseira se fosse eu próprio a marcar um golo pelos pardais!?
ECP - Não sei, nem quero saber. Mudando de assunto... e, no futuro, o que espera deste Pardalinhos Mouriscanos?
OM - Espero sinceramente, que fiquem em 3º lugar (na liga 2008/2009). Se isto acontecesse, era óptimo, pois atingiria os objectivos e prémios anuais que me foram propostos pelo Sr. Luís dos Pneus.
ECP - Como veio parar à arbitragem?
OM - Optei pela arbitragem, devido à influência de um grande amigo, que estava neste meio. Na altura, esse amigo, disse que a arbitragem lhe dava a estabilidade financeira nunca tida anteriormente. Falou-me em remuneração fixa atractiva, ajudas de custo, remuneração variável paralela, prémios de jogo, viagens, fruta fresca e boa, artigos de joalharia, jogos de pneus, etc. Quando ouvi falar em jogos de pneus, decidi logo que a arbitragem iria ser o meu ganha-fruta.
ECP - Está a pensar em mudar de clube?
OM - (risos) Tudo depende de vários factores.
ECP - Quais factores?
OM - Dos factores de ordem económica. Representarei sempre o clube que me oferecer as melhores condições e me apresentar o melhor projecto. Tenho que pensar na minha família. Não posso viver só de fruta.
ECP - Se não fosse árbitro, o que gostaria de ser?
OM - Dirigente do Conselho de Arbitragem da Liga Luseira de Futebol ou da Associação Luseira de Árbitros de Futebol.
ECP - Sr. Oligário Malquerença, muito obrigado pela entrevista. O Canal Pardaleiro deseja-lhe as maiores felicidades e sucessos, enquanto for nosso assalariado.
OM - Eu é que agradeço. Muito obrigado pela oportunidade. Tudo farei para honrar os meus compromissos com este Clube Recreio.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O Sr. Rui Tolo...


Muito antes do jogo Lagartichas-FCPORTO começar, já o Sr. Rui Tolo se preparava afincadamente e estudava as melhores palavras para arrasar o nosso clube, na sua crónica semanal (SIC). Tal como eu, o Sr. Rui Tolo, já contava (ainda tentou disfarçar) com a mais que certa derrota do FCPORTO, perante as Lagartichas. Só que o tiro saiu-lhe pela culatra, e mais uma vez, teve de criticar e deitar abaixo o seu sportingue. Foram críticas ao Paulinho do Risco Meio, à estratégia da SAD, à política de contratações, à ultra-tranquilidade aparente do seu Sportingue... . Até aí, nada de novo. Quando o Sportingue perde, sem qualquer tipo de erro da arbitragem em seu desfavor, o discurso é sempre o mesmo: críticas enjoativas à classe dirigista lagarticheira e ao Paulinho do Risco ao Meio.
Quando comentou os casos de arbitragem do jogo Lagartichas-FCPORTO, é que meteu os pés pelas mãos e vice-versa, não escondendo o seu lagartichismo exacerbado, desmesurado, faccioso, fanático e descontrolado. O homem dos fatos e gravatas espampanantes e pomposas, começou a analisar caso a caso:
- o golo do FCPORTO foi precedido de falta de Banais Costa a Esgrimi? Disse o Rui Tolo que não; E eu acrescento - considerar isto um caso, é como dizer que o James Pireli percebe de futebol;
- segundo o próprio Rui Tolo, Abelha merecia ter visto o amarelo aos 29 minutos, depois da entrada violenta sobre Fucili - concordo com o Sr. Rui Tolo; Aliás, o Abelha ficou tão descontente por não ter sido punido disciplarmente pelo Lixo Batista, que 4 minutos depois, voltou a dar sarrafada num dos nossos; Aí sim, Lixo Batista, mostrou o respectivo amarelo a Abelha; ;
- Pénalte sobre João Pisco. Sim ou não? O famoso comentadeiro da mérdia Luseira, disse que era no mínimo, muito duvidoso; na minha opinião, só foi pénalte, porque quando joga o João Pisco, não vale mandar estouros, cargas de ombro inclinadas ou encostos com as unhas; temos que dar um desconto, pois ele só tem 1,47!;
- Banais Costa devia ter sido expulso, após duas entradas violentas sobre João Pisco? O parolo azeitado disse que sim; E depois continuou, dizendo que se o Banais Costa tivesse sido expulso, o FCPORTO passaria a jogar com dez jogadores, a partir do minuto 59;
Quando o Sr. Rui Tolo teve este esquecimento propositado (ou não), mudei de canal... .
Ó meu grande azeiteiro, esqueceu-se que o Abelha tinha que ser punido com o segundo amarelo aos 33 minutos?!?!
Após o jogo do passado Domingo (do seu Sportingue), o Sr. Rui Tolo devia ter dito o seguinte: estou com uma azia do caraças, pois nem com um lagarticheiro dos 7 costados a arbitrar (Lixo Batista), conseguimos vencer! Que vergonha... .

Más exibições=1º lugar...

Não querendo desvirtuar o objectivo primordial deste blog, vou ter que criticar novamente a exibição do nosso FCPORTO (desta vez frente às Lagartichas). É certo, que o Sr. Prof. Jisualdo Pireira ganhou a um adversário, com quem quase sempre perde (e bem), mas a táctica, o modelo de jogo e o treino psíquico-mental foram os mesmos de sempre. Nestes jogos mais complicados, o que interessa para o Sr. Prof. Jisualdo é não perder, tentando num golpe de sorte ou de genialidade dos seus jogadores, marcar um golito e assim vencer sem convencer. Foi o caso deste Lagartichas-FCPORTO.
Ainda antes do jogo começar, tinha rezado para que se verificassem os seguintes factos:
- Pastilha e Jaló continuarem no onze inicial do Sportingue;
- Não inclusão de Vucevica nos convocados do Sportingue;
- Saída da Greta Benitez, Saguin e Banais Costa da equipa do FCPORTO;
Deus atendeu as minhas preces, e só Banais Costa foi o único titular indesejável. Quanto ao jogo, devo dizer que o FCPORTO, mais uma vez, entrou encolhido em campo, com a finalidade de não ganhar o jogo, ou melhor, de não perder... . Tanto o Sr. Jisualdo Pireira como o Paulinho do Risco ao Meio, são mestres neste tipo de jogo: não jogam, nem deixam jogar. Por isso, não foi de estranhar, o péssimo jogo de futebol a que assistimos. Quantas jogadas, com princípo, meio, e fim, houve durante os 90+5 minutos?!? Poucas mais que zero... .
O FCPORTO teve e tem a sorte de contar com um jogador estupendo, magnífico, grandioso, brilhante, excelente, fantástico, formidável, quase perfeito,...., que decide jogos ao bom estilo maradoniano. Falo do nosso imponente Imperador Il Grande Bruno Alves. Agora sim, temos um jogador que sabe marcar livres. E como sabe... .
Não fosse a genialidade do Bruno Alves, e o FCPORTO teria saído com mais uma derrota ou empate, frente às Lagartichas.
Quanto ao titular indesejado Banais Costa, acho que é o jogador ideal, para se sentar no Camarote Vip do FCPORTO. Tem todas as características intrínsecas e extrínsecas de um jogador de classe mundial de Camarote Vip.
Agora, "perfeito, perfeito", era o Sr. Jisualdo Pireira, tirar o Nando (apesar da boa exibição contra as lagartichas) e o Banais Costa, e colocar nos seus lugares, o Vitor Hugo e o Taruk. Basta fazer isto, para conquistar facilmente o tetra! Como toda a gente já reparou, não são precisas grandes exibições a nível interno, para ganharmos continuadamente, campeonatos atrás de campeonatos. Bidé, que o FCPORTO a jogar tão mal, conseguiu nas duas deslocações à Mouritânia, quatro pontos! É pena, pois esta falta de competitividade interna, tem consequências negativas na Liguilla del Milione. Já o tenho dito, e volto a repetir: a única equipa que pode preparar o FCPORTO para os jogos europeus, é a equipa de juniores do FCPORTO.
Apesar de tudo isto, a normalidade voltou. Mesmo com más exibições, à 5ª jornada, o FCPORTO já está no seu lugar habitual.
Queria só aproveitar, para pedir aos responsáveis lagarticheiros a continuidade do Paulinho do Risco Meio, no comando técnico das lagartichas. Enquanto Tripeiro Conbictu, entendo ser, a pessoa certa no lugar certo.

Observação: espero que o torcicolo do Eltóne, o impeça de jogar até ao final do campeonato.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sr. Prof. Jisualdo Pireira faça-me um favor...


Nenhum tripeiro conbictu podia prever a catástrofe ocorrida no jogo contra o Arsenal (Liguilla del Milione). Apenas o treinador pardaleiro do FCPORTO, magicou e planeou esta bela "cagada". Sr. Prof. Jisualdo Pireira (era como o Ibson o chamava) com que cabeça pensou esta surpreendente táctica e respectivo modelo de jogo? Devo lembrar, que todo o homem é um ser bicéfalo, mas nestas questões das tácticas, qualquer treinador deve usar a cabeça secundária, ou seja, a cabeça de cima. Mas, pior do que as tácticas (não) utilizadas, é vê-lo continuar a apostar em jogadores, que não tinham sequer lugar, no clube dos pardais. Como é possível, dar a titularidade a jogadores como Greta Benitez, Saguin ou Banais Costa?!? Como é apanágio, a Greta Benitez, deixou entrar tudo pelo seu corredor esquerdo. A situação torna-se ainda mais complicada, quando pelo flanco da Greta Benitez, aparecem negões rápidos e ágeis, como Walcot e Sagna. A Greta já suava e pingava por todos os lados, tal a forma e a intensidade como era comida. Foi de lado, por trás, pela frente, na diagonal, em pé, deitada,... . A Greta Benitez acabou o jogo de rastos! Estou convencido, que não se vai poder sentar (no banco) durante um mês. Quanto a Saguin, trata-se claramente de um ser que ainda não evoluiu e encontra-se na fase da Idade da Pedra. Que penalte tão infantil - inacreditável! É um caso nítido, de quem ainda não se adaptou às bananas e alcagoitas de Puortogal. O Saguin tem que começar a comer umas boas tripas se quiser passar para o próximo estado evolutivo.
Por último, temos o Banais Costa (The last but not least). Apesar do Banais Costa não ter sido dos piores (neste jogo), é o típico jogador que faz 20 remates à baliza adversária e o máximo que consegue é marcar um auto-golo. E por aqui me fico, acho que isto diz tudo deste jogador.
No plantel do FCPORTO 2008/2009, devo ainda destacar dois jogadores que têm enorme potencial, mas ainda precisam de maturar para alcançarem a titularidade. Falo de Rola e Nando. Por muito que custe ao Sr. Prof. Jisualdo Pireira, o Emanuel e o Fucili, vão ter que jogar mais uma época a titulares. Alguém me sabe explicar, a razão da embirração, caturrice e teimosia do Prof. para com estes dois jogadores? E que é feito do Taruk? O Taruk tem lugar de caras... assim como o Vitor Hugo (de pelé só tem a alcunha), caso se deixe de noitadas e meninices. Parece que só o Sr. Prof. Jisualdo Pireira não vê ou não quer ver o que é demasiado óbvio. Começo a estar farto dos seus olhos de pardaleiro mal parido, que inventa semana após semana. Quero-lhe também dizer (ao Sr. Prof. Jisualdo Pireira), que no FCPORTO não chega ganhar campeonatos, se todas as outras competições são perdidas da forma como têm sido, no seu legado. Em 20 jogos contra o Sportingue, com o Prof. ao leme, conseguimos perder 25. Com o Prof., as finais são todas para se perderem, pois já é uma grande sorte termos lá chegado! E que dizer, das eliminações com o Atlético e com o Fátima?!
Nos últimos 15 anos, não me recordo de uma exibição do FCPORTO tão fraca e humilhante. O resultado foi 4-0, mas podia ter sido 9-1 ou 8-0. O que mais me desolou, não foi o resultado, mas sim, a exibição paupérrima. Nestes jogos, o Prof. Jisualdo faz questão de encolher a equipa, escolhendo os jogadores mais defensivos que tem no plantel (ontem apenas jogou com 3 trincos). Joga com o autocarro à frente da baliza, esperando que num lance de sorte consiga marcar um golito. Só que nada surge por sorte ou acaso.
Graças a si (Prof. Jisualdo), os meus melões azuis estão novamente cheios. E irão ficar mais cheios, depois da quase certa derrota com o sportingue, no próximo Domingo. Nesta semana, só os jogos dos pardais, me poderão salvar e esvaziar os ditos cujos.
Por tudo isto (e muito mais), peço ao Sr. Prof. Jisualdo Pireira que me faça um favor: conquiste o tetra e ponha-se a mexer... .