quinta-feira, 8 de abril de 2010

Galinhasso...


Embora sendo um apreciador de arte eclético, tenho preferências e gostos próprios, que vão ao encontro da minha personalidade. Gosto de todo o tipo de arte, mas no topo coloco a pintura, a escultura, a música e a literatura. Se literatura e música de boa qualidade posso consumir à Lagardère, já pintura e ou escultura do mesmo nível, só se for roubada, gamada, copiada ou imitada. Infelizmente, a carteira ainda não me permitiu adquirir algumas obras originais destas duas formas de arte que admiro particularmente. Todavia, isso não me impede, de vez em quando, de admirá-las provincianamente nos museus virtuais desse mundo afora.
Os conhecimentos que possuo sobre história da arte, levam-me a adoptar o romantismo, o naturalismo, o realismo, e o cubismo como os movimentos artísticos de eleição.
Sendo tão distintos e até radicais na sua concepção, não consigo gostar mais de um do que de outro movimento. Gosto igualmente dos 4 movimentos. É como a música. Tanto ouço fado, pop, rock, reggae, jazz, música clássica ou disco sound friday night. A escolha do estilo, depende do momento circunstancial, do estado de espírito e de alma, da companhia, do estado tensional, etc.
Assim, em determinados instantes, prefiro admirar reflexivamente e criticamente, um quadro do co-fundador do cubismo e autor do intemporal "Guernica" - é aquele tipo que tinha 26 nomes e no final apelido de carro da citroën, Picasso - e noutros, autores naturalistas como o José Malhoa ou o Van Gogh. No realismo, extasio com a "Origem do Mundo" de Gustave Coubert, e com a arte de beleza pura das páginas da Playboy brasileira.
Tudo isto do mundo das artes, vem a propósito da minha última descoberta no campo da pintura. Ontem, dia 8 de Abril de 2010, descortinei o quadro intitulado de "O número 4" da autoria do artista Rafael Benitez Maudes "Galinhasso", numa galeria de Liverpool. Decidi expô-lo no blogue Tripeiro Conbictu, para que todos possam apreciar esta verdadeira obra-prima do cubismo. Reparem na geometrização do algarismo 4 e na forma pictórica como é apresentado; notem o movimento frontal e circular à volta da superfície plana e a representação do 4 sob várias perspectivas e aspectos como se movesse em torno de um mundo fictício de utopia e de sonho galináceo. Vejam o 4 numa perpesctiva abrangente angular, de lado, por trás, por cima e por baixo, compreendendo e percebendo todos os planos e volumes.
É um quadro demasiado belo para se ficar indiferente. Adorei este quadro, sobretudo por não ter nada de abstracto. Todo ele é muito objectivo e concreto.
Mesmo que não o sejam, apreciem e admirem o quadro com olhos de verdadeiros Marchand` Art.
"O número 4" é uma obra-prima genial... .


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Domingos no FCPORTO...


O Tripeiro Conbictu soube por fonte segura, que Domingos Paciência, actual treinador do Sc Braga, tem tudo acertado com o presidente do FCPORTO, para suceder ao Prof. Jisualdo Pireira no comando técnico da equipa dragoniana. O contrato será válido por duas temporadas, com opção de renovação por mais uma. Mas de Braga não chegará apenas Domingos. Os adjuntos da equipa técnica, Miguel Cardoso, Silvino Morais, e Rui Santos, acompanharão o técnico principal neste regresso às origens. Ainda em fase de negociações, continuam os jogadores Vandinho e o actual nº 1 da selecção nacional (Eduardo). António Salvador (presidente do Sc Braga), mostra-se intransigente em negociar Eduardo abaixo do valor da cláusula de rescisão, fixada em 4 milhões de aéreos. Quanto a Vandinho, António Salvador dos ouvidos fez moucos, relativamente à proposta da SAD do FCPORTO que contemplava a oferta de 1 milhão de aéreos e a cedência definitiva do passe de Orlando Chá.
O FCPORTO voltará à carga na próxima semana, para de vez concluir os negócios. Banais Costa, Miguel Escalopes, Saguin, Sushi, Orlando Chá, e Farias, são alguns dos nomes que vão estar em cima da mesa para servirem de moeda de troca.